Mês de prevenção ao suicídio termina com uma ocorrência em Vera Cruz de Minas

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Capela Velório de Vera Cruz de Minas

No mundo, 800 mil pessoas se auto-exterminam todos os anos. O Brasil ocupa a 8ª posição, com quase 12 mil vítimas em 2015. Na noite deste domingo, 30 de setembro, a morte de um homem de 32 anos, no bairro Vera Cruz de Minas, na Região Sul de Pedro Leopoldo, fez aumentar essa triste estatística. O rapaz escolheu a praça do bairro para colocar fim em sua própria vida.

Em Belo Horizonte, uma caminhada pelo Parque Municipal de encerrou as atividades da campanha Setembro Amarelo, cujo objetivo é alertar e conscientizar para a prevenção ao suicídio. A atividade foi conduzida por voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV), ao som da Banda do Exército.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a Associação Mineira de Psiquiatria (AMP) e os organizadores da caminhada, realizou uma programação especial ao longo do mês. Foi exibido o cine-debate, aberto ao público, com o filme Elena, e houve iluminação especial amarela no Palácio da Inconfidência, a sede do Legislativo mineiro.

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro, foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a data passou a ser lembrada a partir de 2014.

Desde 2016, a Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a considerar o suicídio como “um grande problema de saúde pública”. Dados da instituição sinalizam que, no mundo, 800 mil pessoas cometem suicídio todo ano e para cada ato concretizado existiram 20 tentativas frustradas. Segundo os dados da OMS, o Brasil é o oitavo País com maior número de suicídios, com uma média de 32 vítimas diárias.

Sobre o caso de Vera Cruz de Minas

Segundo vizinhos, o rapaz que se suicidou tinha um bom relacionamento com todos e trabalhava bastante. Ele muito quieto e não gostava de confusões, “preferia ficar só em casa após o trabalho”, comentou uma pessoa que mora no bairro.

 

Aberto período de cadastro para o Mutirão Direito a Ter Pai da Defensoria Pública de Minas

O mutirão será no dia 23 de novembro, mas os interessados já podem fazer o cadastro antecipado, o prazo termina em 31 de outubro

Reportagem: Pacheco de Souza / imagem de arquivo

Coleta de material para exame

Os interessados em participar do mutirão “Direito a Ter Pai” 2018, da Defensoria Pública de Minas Gerais, já pode se programar para o evento que irá acontecer no dia 23 de novembro. O órgão divulgou que já está aberto o período de cadastro e o prazo termina no dia 31 de outubro. Em Pedro Leopoldo, o mutirão será realizado na sede da Defensoria Pública, à Rua São Sebastião nº 227, no centro.  Moradores de Pedro Leopoldo, Matozinhos, Prudente de Morais, Capim Branco e Confins podem participar, mas lembre-se, é preciso fazer o cadastro antecipado na sede da Defensoria Pública em Pedro Leopoldo.

Horário de atendimento

Para o cadastro o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 13h às 17h. Já no dia do mutirão, em 23 de novembro, o atendimento será de 08h às 16h.

A novidade é que este ano o mutirão terá o reconhecimento Socio-afetivo para aquelas pessoas que não constam o nome do Pai ou da Mãe no registro. O Mutirão somente será feito para pessoas cujo pai esteja vivo, não será feito com pais falecidos (para estes casos será proposta uma investigação de Paternidade com agendamento normal na Defensoria Pública.

Outros serviços que serão oferecidos

Durante o mutirão serão realizados, gratuitamente, exames de DNA, reconhecimento espontâneo de paternidade; acordos relacionados a alimentos, guarda e visitas e agendamento para propositura de ações de investigação de paternidade.

O público alvo são mães de crianças não reconhecidas pelo pai ou pessoa maior de 18 anos em busca do reconhecimento de sua paternidade. A pessoa interessada deve informar no ato da inscrição o endereço do suposto pai.

Para mais informações o interessado pode ligar (31) 3662-9964

O Mutirão Direito a Ter Pai é realizado pela Defensoria Publica de Minas Gerais com o apoio do Tribunal de Justiça de Minas, além do apoio de laboratórios e outros parceiros.

 

Almoço beneficente ao tratamento da Katiuscia está confirmado para 21 de outubro

Evento será de 11h às 15h, no Salão Spaço’s Eventos e Festas, localizado no bairro Andyara, Região Norte de Pedro Leopoldo

Reportagem: Pacheco de Souza

“Meu nome é Katiuscia e tenho 20 anos. Descobri que estava com câncer em maio de 2016 quando tive um tumor ósseo raro na costela, fiz a cirurgia, 28 sessões de radioterapia e mais de um ano e meio de quimioterapia. No fim do meu tratamento, perdi minha mãe para um câncer na garganta. Dois meses depois descobri que o tumor tinha espalhado pra minha medula óssea, o que me deixou paraplégica”, contou a moradora do centro de Pedro Leopoldo em uma postagem nas redes sociais.

Ainda de acordo com Kati, como é chamada por amigos e familiares, ela fez uma cirurgia de emergência para remoção do câncer e descompressão da medula, mais 10 sessões de radioterapia e mais 08 meses de quimioterapia, fora as fisioterapias que não deram muitos resultados. Recentemente, em uma consulta, ela descobriu que o tumor voltou no mesmo lugar e que vai ter que fazer um novo tratamento já que o outro não deu resultados. Uma especialista informou à ela sobre um tratamento neuromedular nos Estados Unidos que seria essencial, já que os recursos no Brasil são escassos, mas o valor é de R$288.000,00.

Como ajudar no tratamento da Katiuscia?

No dia 21 de outubro, de 11h às 15h, haverá um almoço beneficente com toda a renda destinada ao tratamento da Kati. Os convites já estão sendo vendidos a R$ 10,00. O almoço será no Salão Spaço’s Eventos e Festas, localizado no bairro Andyara.

Para mais informações: (31) 99738-7419 ou 99376-9440.

Outras formas de ajuda

Para quem mora fora de Pedro Leopoldo pode ajudar fazendo depósito na própria conta da paciente na Caixa Econômica.

Dados bancários: Agência 0144 – Conta Poupança 20387-0 – Operação 013 – em nome de Katiuscia Lara Silva Araújo.

Outra campanha também está sendo feita pelo site: www.vakinha.com.br

 

Fidalgo e Quinta do Sumidouro está sem água há uma semana

Reportagem: Pacheco de Souza

Bairro de Fidalgo em Pedro Leopoldo

“Sou moradora do bairro Quinta do Sumidouro e gostaria que o Mix Notícias nos ajudasse, faz uma semana que o bairro está sem água da Copasa. Nós ligamos para a empresa e disseram que foi uma bomba que queimou, eles trocaram o equipamento e a desculpa da Copasa agora é que está tendo oscilação de energia”, comentou Cristiana de Jesus Vaz, moradora da Rua Altino Leles Tavares, 193, em Quinta do Sumidouro.

Ainda segundo a moradora, as escolas da região já estão até suspendendo as aulas. “Temos crianças pequenas em casa e eu acho um pouco caso o que estão fazendo com a comunidade, nos ajude a resolver esse problema”, acrescentou a moradora em mensagem enviada à nossa equipe.

Alessandro mora em um imóvel na Rua Tranquilino de Bastos, 117, em Fidalgo, ele também reclama da falta d’água. Tem aproximadamente uma semana que estamos nesta situação, a gente liga para a Copasa e eles ficam enrolando”, comentou.

O outro lado

O Portal Mix Notícias enviou nessa segunda-feira (24) um pedido de posicionamento à Assessoria de Imprensa da Copasa em Belo Horizonte, no entanto, a empresa ainda não respondeu a nossa solicitação.

A reportagem também sugeriu que a empresa coloque um caminhão-pipa para abastecer a região até que o problema seja solucionado.

Garota que saiu de casa na “Lua” voltou neste domingo (23)

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto do arquivo pessoal

A menina Vitória Kele Chaves Menezes, de 15 anos, moradora do bairro Teotônio Batista de Freitas “Lua”, em Pedro Leopoldo, voltou pra casa neste domingo, 23 de setembro. De acordo com Jucilene, amiga da adolescente, no dia do seu desaparecimento (18/09), ela foi vista saindo com uma mochila nas costas e subindo em uma moto com um homem branco, cabelo preto e barba rala.

Vitória ficou fora do bairro por uma semana e retornou na noite de ontem. Segundo Jucilene a menina passa bem.

Na semana passada a Polícia Civil foi procurada pela família para registrar um boletim de ocorrência sobre o seu desaparecimento. O Conselho Tutelar de Pedro Leopoldo também foi comunicado.

Professor de educação física que trabalhou em PL desaparece em Curvelo

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto do arquivo pessoal

O professor de educação física, HUGO GIOVANI, de 26 anos, ex-funcionário de duas academias de Pedro Leopoldo, está desaparecido há quase uma semana na cidade de Curvelo. De acordo com informações passadas à nossa equipe pela mãe do rapaz, Alessandra Ferreira de Souza, o professor saiu de casa no final da tarde da última quarta-feira (19) e não foi mais visto.

“No dia do desaparecimento ele usava uma blusa de frio adidas na cor vermelha, short roxo e um tênis preto com verde. Ele me disse que ia apenas buscar um caderno. Hugo está morando na cidade há três meses”, acrescentou a mãe.

SUSPEITA

Ainda segundo a família, após pesquisar o celular do professor, foram descobertas conversas trocadas pelo whatsApp com um suposto traficante onde ele havia saído para comprar drogas em uma área verde localizada atrás do Fórum de Curvelo. A Polícia da cidade foi acionada e está apurando o caso.

Qualquer notícia sobre o seu paradeiro pode ser informada à Polícia Militar através do 190 ou pelo telefone (38) 99829-6016 (falar com Alessandra).

Garota do bairro da “Lua” está desaparecida há quase uma semana

Vitória Kele tem 15 anos e precisa de cuidados especiais por causa de um problema mental

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto do arquivo pessoal

Vitória Kele Chaves Menezes, de 15 anos, moradora do bairro Teotônio Batista de Freitas “Lua”, em Pedro Leopoldo, está desaparecida desde a última terça-feira (18). De acordo com Jucilene, amiga da menina, ela foi vista no final da tarde de terça-feira saindo de moto com um rapaz. “Segundo uma testemunha, o homem é branco, cabelo preto e barba rala”, contou.

Vitória mora com uma irmã na Rua José Antônio de Figueiredo. No dia em que saiu de casa ela usava um short preto, uma blusa branca e uma mochila vermelha.

Ainda de acordo com a amiga, Vitória é alta e está com os cabelos loiros. O Mix Notícias apurou que antes de sair de casa, Vitória comentou em um supermercado que estaria indo para Lagoa Santa.

A Polícia Civil já foi procurada pela família e um boletim de ocorrência foi registrado. O Conselho Tutelar de Pedro Leopoldo também está acompanhando o caso. O Telefone de plantão do Conselho Tutelar é (31) 98814-5657.

Qualquer informação sobre o paradeiro da garota gentileza ligar para o Disque Denúncia Unificado da Polícia Civil e Militar através do número 181, ou acione o 190.

 

Dia Municipal de Combate ao Câncer contou com palestra do Dr. Marcus Marinho em PL

O evento teve ainda a participação de um Mastologista, Odontóloga, Fonoaudiólogo e um Médico Veterinário

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto Assessoria do Dr. Marcus Marinho

Criado através do Projeto de Lei 15/2017, de autoria dos vereadores Dr. Marcus Marinho e João Indiano, o Dia Municipal de Combate ao Câncer foi realizado neste sábado (22) em Pedro Leopoldo. Vários profissionais de saúde participaram do evento realizado pela manhã na Câmara Municipal.

“Hoje foi plantada a semente de esperança para qualquer animal racional ou irracional que pode ser acometido pela doença. Quero agradecer aos palestrantes que aceitaram o nosso convite e ao público que compareceu para ouvir a mensagem dos palestrantes”, comentou o vereador Dr. Marcus Marinho.

Entre os palestrantes estavam: o Médico Veterinário Dr. Daniel Lucas do Carmo, Fonoaudiólogo Meli Arcanjo Apolinário, Poliana Cristina Costa Melo (Odontóloga), Thiago da Silva Becker (Mastologista) e Dr. Marcus Marinho (Ginecologista e obstetra).

Assaltantes são presos na MG-424 em Mega Operação da PM

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto: Paulo Henrique

Três homens ainda não identificados foram presos na manhã desta sexta-feira, 21 de setembro, na Rodovia MG-424, próximo a Fábrica de Cimentos Cauê em Pedro Leopoldo. Segundo informações da PM, o trio é responsável pelo roubo de um caminhão que acabou sendo apreendido na Mega Operação montada para recuperar o veículo. A ocorrência foi por volta das 09h30.

Cerca de 10 viaturas, Cães farejadores e até um Helicóptero da Polícia Militar foi usado na operação.

A PM ainda não informou onde o caminhão foi roubado e nem passou detalhes da operação porque a ocorrência ainda não foi encerrada.

Escort furtado em Pedro Leopoldo é encontrado na cidade de Ribeirão das Neves

Reportagem: Pacheco de Souza / imagem ilustrativa

O veículo Ford Escort placa GUJ 5505 de cor bege furtado na noite da última terça-feira (11) em Pedro Leopoldo, foi encontrado na cidade de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo uma professora conhecida da família, o automóvel estava batido e sem as rodas e a bateria.

O veículo foi apreendido pela Polícia Militar e encaminhado ao pátio credenciado.

No dia do crime o furto aconteceu em frente à Clínica São João Batista, próximo ao Terminal Rodoviário de Pedro Leopoldo.