ONG Lagoa Viva começa mobilização por mutirão de limpeza

Reportagem: Lívia Laudares / Imagem de arquivo feita por Pacheco de Souza

Capivaras na Lagoa de Santo Antônio

A ONG Lagoa Viva em parceria com o Subcomitê do Carste, com o projeto Asas do Carste, lançaram a proposta de realizar um grande mutirão de limpeza da lagoa, localizada no bairro Lagoa de Santo Antônio, na Região Norte de Pedro Leopoldo. O evento já tem data para acontecer, será no dia 06 de junho.

Segundo os líderes da ONG, a iniciativa se dá pela grande quantidade de sujeira depositada no local. No ano passado houve um vazamento da rede de esgoto, que foi reparado pela Copasa. Na ocasião o membro da ONG Lagoa Viva, José Edson de Sá, explicou os desafios que envolvem preservar a lagoa.

Para que o mutirão possa amenizar os problemas ambientais que envolvem a lagoa, a ONG Lagoa Viva iniciou ontem, dia 11/05, um movimento para conseguir mais parceiros para esta grande empreitada. Individualmente ou institucionalmente estão todos convidados a integrar o mutirão.

 

Autoridades lutam pelo fortalecimento do Aeroporto de Confins

Reportagem: Lívia Laudares
Foto: Câmara Municipal de Pedro Leopoldo

A discussão sobre a possibilidade retomada de voos comerciais no Aeroporto Carlos Drummond de Andrade,na Pampulha passa pelo crivo de diversas autoridades da região. Representantes municipais, empreendedores e membros da sociedade civil discutiram a proposta na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Assembleia Legislativa e mais recentemente na Câmara dos Vereadores de Lagoa Santa, em reunião comandada pelo presidente da Câmara da cidade, Juninho Fagundes.

A movimentação visa impedir que 155 voos do Aeroporto Internacional Tancredo Neves sejam direcionados para a Pampulha. Isso porque as cidades próximas ao Aeroporto de Confins podem ser diretamente prejudicadas com a medida, estimativas dão conta 8 mil postos de trabalho fechados, além do cancelamento de investimentos na região e no próprio terminal. Segundo o prefeito, Cristiano Marião, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) emprega 1600 cidadãos de Pedro Leopoldo.

Atualmente, o Aeroporto da Pampulha recebe aviões de menor porte, que fazem táxi aéreo, além de voos executivos e regionais, com até 72 passageiros. O pedido de liberação de voos comerciais partiu da Infraero, estatal que administra o aeroporto.  A autorização da Anac pode liberar o aeroporto para operar aeronaves maiores, com capacidade superior a 110 passageiros.

Parte dos moradores da Pampulha destacaram que a retomada dos voos no aeroporto pode aumentar a poluição sonora, o risco de acidentes aéreos, além de complicar cada vez mais o trânsito no local. Já os Representantes da concessionária do Aeroporto Internacional de Confins, a BH Airport, alegam que a transferência de voos domésticos para a Pampulha pode elitizar o serviço. Isso ocorreria porque o aeroporto da capital não poderia garantir a mesma quantidade de conexões possíveis em Confins, e por estar inserido no perímetro urbano, o valor das passagens provavelmente aumentaria.

O presidente da Câmara de Vereadores, Loro, relatou que a reunião realizada em Lagoa Santa é mais um dos esforços das autoridades em se reunir pelo bem estar da população. “Eu já participei de várias reuniões sobre esse episódio que está para acontecer aqui na nossa região, inclusive no Aeroporto de Confins, na semana passada, tive uma reunião por 4 horas, com vários representantes da ANAC, prefeitos de toda região, além dos presidentes de câmaras de vereadores”, relatou. O vereador lamenta o regresso da possível decisão. “A perda é muito grande se isso acontecer e nós estamos de mãos dadas para evitar. Estamos unindo todos os esforços e gostaríamos de convocar a população dessa região para lutarmos pra isso não acontecer”, afirma.

O prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião, destacou o compromisso assumido na construção do terminal.“O aeroporto [Confins] foi planejado para o desenvolvimento do Vetor Norte. Tudo isso foi planejado em mais de 30 mil horas de estudos técnicos. Isso vai prejudicar um acordo que foi feito com a BHAirport, que confiou no Governo de Minas para investir na nossa região”, salientou.

Para Marião o momento era de discutir melhorias no acesso ao Aeroporto de Confins, e não retroceder na retomada dos voos domésticos na capital. “Nós deveríamos, neste momento, estar discutindo como trazer o metrô de Belo Horizonte para o Aeroporto de Confins. Deveríamos estar discutindo o rodoanel que ligaria Betim a Sabará, dando condições melhores ao aeroporto”, apontou.

Quatro diretores da Anac deram parecer favorável à medida e um pediu vista, e por isso a decisão final está pendente. Ou seja, o processo está sendo analisado mais detalhadamente pela Agência Nacional de Aviação Civil.

Na manhã dessa quarta-feira prefeitos das cidades interessadas na continuidade dos voos no Aeroporto de Confins seguiram rumo à Brasília. A comitiva busca apoio parlamentar para a causa. De Pedro Leopoldo os representantes executivos, prefeito Cristiano Marião e vice-prefeito Salim Salema participam do movimento, além dos representantes legislativos Geraldo Louro, Aziz José Ferreira e Marcus Marinho.

 

FAB e Prefeitura comemoram resultados do HCamp

Reportagem: Lívia Laudares

Na última semana a Força Aérea Brasileira (FAB) em parceria com a Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo realizaram atendimentos à população no Hospital de Campanha da FAB (HCamp). De segunda a sexta a população que esperava atendimento especializado pelo SUS foi atendida, como é o caso do morador do centro da cidade, Leonardo Pereira. Ele aguardava um exame de ultrassom há um ano, e conseguiu ser atendido por meio do HCamp. “Tenho mais é que agradecer o prefeito e o pessoal envolvido. Ótima atitude deles, foi muito confortável, o pessoal foi muito educado”, relatou.

Mesmo com suas ressalvas, Maria Cristina, também moradora do centro de Pedro Leopoldo, foi realizar um exame no HCamp. A prevenção do câncer do colo de útero foi realizada na terça, e na sexta-feira ela já buscava o resultado. “Quando falaram (do HCamp) na clínica da mulher eu não queria”, conta. A estrutura das barracas intimida, mas ela garante que o tratamento foi exemplar. “É tudo esterelizado, muito tranquilo” afirma a paciente.

 

As consultas foram resultado do encaminhamento dos postos de saúde da cidade. O principal objetivo era desafogar o sistema público, que contava com uma extensa demanda de exames e especialidades. Um dos responsáveis pelo HCamp, Major Rodolpho, explica que a parceria conta ainda com uma contra-partida para a Força Aérea Brasileira. “ Na verdade isso faz parte de um treinamento que nós fazemos. Médicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, que ingressam na Força Aérea através de concurso público, e que passam por treinamento militar, fazem esse exercício de atender dentro das barracas em um local em que escolhemos”, explica.

Sobre o retorno do HCamp a Pedro Leopoldo no próximo ano o Major é enfático. “Possível é, mas depende de uma série de estruturas, como o orçamento da união, logo foge ao alcance dos profissionais envolvidos. O prefeito Cristiano Marião deixou o convite aberto, e garante que o retorno do HCamp é do interesse da gestão.

O representante do executivo entregou ao Major Rodolpho, representando todos os aos profissionais envolvidos,  uma placa de agradecimento. “Nós tivemos aqui na cidade um retorno tão positivo da comunidade, foram tão bem tratados, que resta agradecê-los em nome do povo de Pedro Leopoldo”, reconheceu agradecendo ainda a equipe da cidade que ofereceu suporte ao HCamp. O vereador e presidente da Câmara Municipal Geraldo Loro também avaliou a iniciativa positivamente. “Conversando com o pessoal que foi atendido percebo que foi um ganho muito grande para Pedro Leopoldo”, afirmou.

 

Cine Marajá tem programação especial no fim de semana

Por: Lívia Laudares / fotos divulgação

Está sem programação cultural para o fim de semana? Confira as dicas do Cine Marajá em Pedro Leopoldo para entreter toda a família. Nesta sexta-feira, no sábado e domingo, às 18h30, haverá sessão dublada do oitavo filme da série Velozes e Furiosos.

No longa, depois de Brian e Mia se aposentaram, e o resto da equipe foi exonerado, Dom e Letty estão em lua de mel e levam uma vida pacata e completamente normal. Mas a adrenalina do passado acaba voltando com tudo quando uma mulher misteriosa faz com que Dom retorne ao mundo do crime e da velocidade. O filme de gênero Filme policial/Thriller tem direção de  F. Gary Gray. A idade mínima para assistir Velozes e Furiosos 8 é de 14 anos.

As sessões das 20h45 desta sexta, sábado e domingo prometem emocionar! O filme A Cabana está estreando na cidade. Inspirado no livro de William P. Young que vendeu mais de 10 milhões de cópias, o longa conta a história de um homem que vive atormentado após perder a sua filha mais nova, cujo corpo nunca foi encontrado, mas sinais de que ela teria sido violentada e assassinada são encontrados em uma cabana nas montanhas. Anos depois da tragédia, ele recebe um chamado misterioso para retornar a esse local, onde ele vai receber uma lição de vida. O filme dirigido por Stuart Hazeldine e tem classificação indicativa de 12 anos.

A Cabana será cópia dublada.

Os pequenos também tem programação garantida com as aventuras de O Poderoso Chefinho. O filme continua sendo exibido às 16h30 no sábado e domingo. A animação da Dreamworks conta a história de um bebê falante que usa terno e carrega uma maleta misteriosa une forças com seu irmão mais velho invejoso para impedir que um inescrupuloso CEO acabe com o amor no mundo. A missão é salvar os pais, impedir a catástrofe e provar que o mais intenso dos sentimentos é uma poderosa força. A classificação indicativa é livre.

 

Morre Verônica Perdigão, a matriarca da Estevam Roupas

NOTA DE FALECIMENTO

Capela Velório do bairro São Geraldo

Faleceu aos 78 anos na noite de ontem em Belo Horizonte, Verônica Perdigão Estevam. O corpo está sendo velado na Capela Velório do bairro São Geraldo em Pedro Leopoldo e o sepultamento será nesta quinta-feira (04), às 15 horas, no cemitério municipal.

Dona Verônica e o marido foram os responsáveis pela criação da loja Estevam Moda Masculina (Estevam Roupas) em Pedro Leopoldo. A empresa criada na década de 70 é uma das referências do público masculino das cidades de Pedro Leopoldo, Matozinhos e Sete Lagoas.

Verônica Estevam morava no centro de Pedro Leopoldo. Ela deixa 05 filhos, 03 netos, 03 noras e 01 genro. Para a família, a imagem que fica da Dona Verônica é de uma pessoa muito católica e simples. “Ela era a matriarca da Estevam Roupas”, comentou a professora Simone Diniz em um grupo de WhatsApp.

SERVIÇO

Comunicamos o falecimento de Verônica Perdigão Estevam (Estevam Moda Masculina).

O corpo está sendo velado na Capela Velório do bairro São Geraldo em Pedro Leopoldo e o sepultamento será hoje às 15 horas.

Garota desaparecida em Matozinhos é encontrada próximo à Belocal

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto álbum de família

A aluna da Escola Visconde Rio das Velhas, Mickaelly Nicole, desaparecida desde o início da tarde de ontem (02/05), em Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi encontrada nesta manhã próximo à empresa Belocal entre Matozinhos e Prudente de Morais.

Segundo a mãe da menina, ela parecia ter sido dopada pelos sequestradores e vai passar por exames nesta manhã. A família já está na delegacia de Polícia Civil de Matozinhos e segue em instantes para Vespasiano onde os exames serão feitos. “Aparentemente ela está sem ferimentos, mas queixa dores na região abdominal”, contou a mãe Agélica.

Ainda de acordo com a mãe da adolescente, a menina foi deixada desacordada, em uma mata em frente à empresa Belocal. Na madrugada de hoje quando acordou ela seguiu andando à beira da rodovia MG 424 e foi encontrada por um rapaz que seguia para o trabalho em Sete Lagoas. “O rapaz ligou para a esposa e o casal trouxe ela para a família”, acrescentou.

No dia do desparecimento a estudante entrou em um coletivo no bairro Nossa Senhora de Fátima, onde mora com a família, e seguiu para a escola localizada no centro da cidade, mas não chegou ao destino.

O caso agora será investigado pela Polícia Civil de Matozinhos.

 

Homem preso em PL planejava roubar Casa Lotérica

A Polícia Militar interceptou o veículo do acusado no centro de Pedro Leopoldo, na manhã da última sexta-feira (28) e prendeu o suspeito

Reportagem: Lívia Laudares

Um suspeito de roubo foi preso na manhã desta sexta-feira (28/04), na rua Cristiano Otoni, centro de Pedro Leopoldo. Policiais foram acionados pelo 190 após pessoas relatarem haver um veículo suspeito no local. Segundo as testemunhas o condutor parecia sondar a casa lotérica para um possível assalto.

Os policiais da 11ª Companhia de Polícia Militar Independente aguardaram um tempo nas imediações e abordaram o homem quando abriu o veículo.  No interior do carro havia uma réplica de pistola, outra muda de roupas e um aparelho celular que ele não disse a procedência.

Os policiais militares descobriram que o veículo Honda Fit Preto foi tomado de assalto no dia 27/04, na Rua Gasparino Carvalho Silva, bairro Paquetá em Belo Horizonte. O suspeito confirmou aos policiais militares que estava ali para assaltar a casa lotérica usando a réplica de pistola e o carro roubado.

O suspeito e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Pedro Leopoldo e o veículo removido ao pátio credenciado da cidade.

 

Polícia Civil desarticula quadrilha de tráfico em BH

Reportagem: Lívia Laudares

Foram encontradas armas e mais de 10 mil reais em dinheiro

A Polícia Civil desarticulou, na terça-feira (25), uma quadrilha que realizava o tráfico de drogas no local conhecido como “Favelinha”, no aglomerado Cabana do Pai Tomás, região Oeste de Belo Horizonte. Foram presos Wagner Souza Silva, de 25 anos, Neide dos Reis Rodrigues, 47, Ana Paula Domingos Garcia, 30, e Bianca Francielle Ventura, de 21.

Também foi cumprido um mandado de prisão contra Thiago Nunes Rodrigues, conhecido como Tigrão, que já estava preso, e seria um líderes da quadrilha, juntamente com a Ana. Já Ricardo Gonçalves, de 33 anos, foi preso pela associação com o grupo, ele residia em um imóvel alvo das investigações, sendo encontrado com Ricardo uma arma de fogo e R$ 11.142,00 em dinheiro.

Segundo as investigações, Ana e Wagner também são suspeitos de participarem de um homicídio na cidade de Betim. Durante a ação foram apreendidos, além do dinheiro, armas, munições, 39 comprimidos de ecstasy, microtubos para uso no comércio de cocaína (298 prontos para venda) e vazios, cerca de um quilo de cocaína pronta para venda, 245 pedras de crack prontas para venda, um tablete de maconha, relógios, joias e cinco carros.

Homem morre atropelado na MG-424 em Pedro Leopoldo

Vítima supostamente tentava salvar uma mulher que estaria querendo se suicidar pulando na frente de veículos 

Reportagem:Pacheco de Souza / Foto álbum de família 

Cearense morre atropelado em Pedro Leopoldo

Um homem identificado como Francisco das Chagas Pereira Paulino, de 40 anos, morreu atropelado por um carro na noite desta segunda-feira, 01 de maio, na rodovia MG-424, altura do km 21, em Pedro Leopoldo. O acidente foi por volta das 20h50, pouco acima do radar, na pista sentido Matozinhos. Francisco que também é conhecido como Ceará, supostamente tentava salvar uma mulher que estaria querendo se suicidar pulando na frente dos veículos. Essa é a versão apresentada pela namorada da vítima e pelas filhas à Polícia e também aos familiares do Ceará.

“A minha irmã tentou se suicidar após uma briga entre família e o meu padastro foi atrás para tentar evitar. Ceará era uma ótima pessoa, ele vinha para a casa da minha mãe todo final de semana. Hoje ele teve um dia maravilhoso e estava muito feliz, ele até me deu um abraço e me convidou para ir embora para a casa dele”, contou uma das enteadas de Francisco acrescentando que o motorista que provocou o acidente desceu do carro olhou a vítima morta no chão e foi embora.

A nossa equipe conversou com um sargento da Polícia Rodoviária Estadual e segundo o Militar, o motorista do carro que atropelou Francisco (placa HDK 7148) deixou o local temendo pela sua segurança. “Ele se apresentou espontaneamente e está sendo ouvido neste momento na sede da Polícia Rodoviária Estadual, localizada na rodovia MG-010 em Vespasiano. O motorista contou que duas pessoas estavam brigando no meio da pista, ele tentou desviar e não conseguiu”,, informou o Sargento Magno.

Após os trabalhos de perícia no local o corpo foi encaminhado ao IML de Belo Horizonte.

SOBRE FRANCISCO

Segundo uma das irmãs da vítima, identificada como Ana Paula, o seu irmão morava em Pedro Leopoldo aproximadamente há dez anos, a família veio do Ceará. Ele namorava há muitos anos com uma mulher que mora à beira da rodovia MG-424, perto do bairro Maria Cândida, mas não tinha filhos com a companheira. No entanto, Francisco deixa um filho de 18 anos de outro relacionamento, o filho mora no Rio de Janeiro. “Há poucos anos eu perdi um irmão de acidente em um capotamento de veículo na estrada do urubu, agora perco outro. Vai ser difícil dar essa notícia para os meus pais lá no Ceará”, comentou a irmã.

SEGURANÇA NA RODOVIA 

Após a remoção do corpo, moradores cobraram melhor iluminação no local, a instalação de uma passarela para pedestres e melhor sinalização do trecho. “Já passou da hora de ter uma passarela neste ponto da MG-424, morar aqui representa um perigo para os moradores e para as crianças das famílias que residem nestas casas que ficam próximas da pista”, observou uma moradora.

 

 

Homem fica ferido em acidente no “Trevo da Holcim”

Reportagem: Lívia Laudares

Um acidente entre um veículo de passeio e uma carreta deixou um homem ferido na manhã deste sábado. A colisão ocorreu por volta das 09h, e fez com que o carro de passeio, uma Parati, fosse parar na contramão.

Testemunhas do ocorrido relataram que os motoristas seguiam sentido Matozinhos quando o veículo de passeio tentou convergir à esquerda e não percebeu a aproximação da carreta, que arrastou a Parati para a contramão e ficou atravessada na pista. O trânsito sentido Belo Horizonte ficou interditado.

A polícia não divulgou a identidade da vítima. O médico Felipe Storino passava pelo local e prestou os primeiros socorros à vítima. Segundo ele o condutor do carro de passeio estava desacordado e aparentava ter sofrido um trauma crânioencefálico. O motorista da Parati foi encaminhado ao pronto socorro, já o condutor da carreta não sofreu lesões.

A ocorrência foi registrada pelas Polícias Militar e Rodoviária Estadual, além do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

 

HISTÓRICO – Acidentes no trecho já são conhecidos pelos moradores da região. As melhorias do “Trevo da Holcim” são pautas constantes das reivindicações populares. Em um ano a Equipe do Mix Notícias registrou em suas publicações mais de 10 ocorrências, muitas delas com vítimas fatais. Além da imprudência de alguns motoristas o “Trevo da Holcim” tem precária iluminação à noite e em vários momentos do ano o mato fica alto nos canteiros, atrapalhando a visibilidade dos condutores.